segunda-feira, 12 de novembro de 2012

Desmistificando o Feminismo

Fonte: http://blogueirasfeministas.com
Não é incomum vermos pessoas falarem que feministas são obcecadas com estupros, que as feministas gostam de colocar a mulher no papel de vítima, que as mulheres já tem todos os seus direitos conquistados, que inclusive temos mais direitos que os homens agora, afinal temos leis que favorecem exclusivamente a nós mulheres.


Enfim, procura-se diversas formas para diminuir e satirizar o valor da luta feminista, e, infelizmente, muitos têm sucesso nisso. Eu mesma já presenciei diversas pessoas falando "não sou feminista, só quero direitos iguais para homens e mulheres", "não me considero feminista pois não conheço direito a causa" ou "não me considero feminista pois não sou militante". O backlash do sistema contra o feminismo teve um incrível sucesso, foi tão bem executado que temos vergonha de nos assumir feministas.

Feminista se tornou sinônimo de encalhada, de mal amada, de feia, de solteirona, de chata, e de uma porção de outros adjetivos nem um pouco simpáticos. Os mitos e inverdades que circulam o feminismo são muitos. Por isso no post de hoje vamos desmistificar um pouco o feminismo.

- Feminista é o oposto de machista: não é, simples assim. O oposto de machista é femista. Veja as definições.
Machista: Partidário do machismo. Homem que é bruto com as mulheres, descortês, não é cavalheiro e as acha inferior. Homem superior a mulher.
Femista: Diz se da pessoa que age com femismo. Quem pratica discriminação de gênero face ao homem seja por atos, ideias ou referências. Mulher superior ao homem.
Feminista: Uma corrente política, intelectual e filosófica que tem como meta os direitos iguais e a proteção legal às mulheres. Homens e mulheres são iguais.

- Feministas odeiam os homens: também uma inverdade e das grandes. Muitos homens quando falamos em cultura de estupro e nos altos índices de violência doméstica se sentem profundamente ofendidos, parece que apontamos o dedo para eles e falamos "a culpa é toda sua". E não é esse o objetivo. Quando falamos nestes assuntos tão polêmicos é para aumentar a conscientização das pessoas em relação ao sistema patriarcal. O sistema não é culpa exclusiva de ninguém. Mas se cada um se conscientizar do seu papel dentro dele e tentar mudar e fazer diferente, com certeza iriamos conseguir avançar como sociedade. Portanto, não odiamos os homens, odiamos o sistema patriarcal.

- As mulheres já conquistaram todos os seus direitos ou as feministas são vitimistas: não conquistamos ainda nem o primordial direito de escolha sobre o nosso próprio corpo. Os números de violência doméstica são chocantes, a cada 20 minutos uma mulher foi estuprada no Brasil no ano de 2011, a mulher ganha, nas médias salariais, 30% a menos que os homens mesmo em ocupações e cargos iguais, pesquisas apontam as mulheres fazem todo ou quase todo o serviço doméstico dentro de casa, serviço este que equivale a 26 horas semanais de trabalho não remunerado. Igualdade de gêneros alcançada? Acho que não né?

- As mulheres eram mais felizes antes do feminismo: antes da emancipação feminina, ser mulher era ser uma sub categoria humana, era não ter voz para expressar suas opiniões, era não ter opção, não ter escolha. A vida inteira de uma mulher era definida no seu nascimento, quando o médico dizia "É uma menina", isso implicava em apenas um futuro: casar, ter filhos e ser dona de casa. Imagine não ter voz, não ter direito nenhum sobre sua própria vida e ser condenada a uma vida sem escolhas, felicidade era algo desconhecido. "Toda mulher suburbana luta com isso sozinha. Enquanto ela faz a cama, faz as compras de supermercado, combina materiais de toalhas para cobrir os móveis, come sanduíches de creme de amendoim com seus filhos, leva seus filhos até os Escoteiros, deita-se ao lado do seu marido a noite – ela estava com medo de perguntar até para ela mesma – “Isso é tudo?” ― Betty Friedan, The Feminine Mystique, publicado em 1963."

Tradução:
 Dois pais é melhor que nenhum
Duas mães é melhor que nenhuma
Uma mãe e uma pai é melhor que nenhum
Uma mãe é melhor que nenhuma
Um pai é melhor que nenhum
Não há nenhuma diferença
Todos eles são uma família
- O feminismo quer destruir a família tradicional: queremos que todas as pessoas tenham direito de escolha, se querem ter uma família tradicional, se querem simplesmente ter uma produção independente, se querem casar com alguém do mesmo sexo, se não querem casar, a decisão é de cada um. O feminismo quer que as pessoas sejam livres para fazerem com suas vidas o que elas acharem melhor. Impor a chamada "família tradicional" para todos é impedir este direito.

- O feminismo não luta por igualdade, luta por regalias para as mulheres: para responder este mito mentiroso te faço algumas perguntas.
É regalia querer receber um salário igual ao do seu colega de trabalho do sexo masculino que executa exatamente as mesmas tarefas que você mas ganha um salário 30% maior que o seu?
É regalia querer lutar  contra a violência doméstica, sendo que só na última década 43,5 mil mulheres morreram devido à ela? Sendo que esse tipo de violência aumentou 217,6% nos últimos 30 anos?
É regalia querer que culpem o estuprador ao invés de culpar a vítima, como geralmente acontece em diversos casos?
É regalia ser contra a mídia que trata o corpo feminino como um objeto e que impõe um padrão de beleza inatingível como o "ideal"?
É regalia querer que as leis sejam mudadas para que a mulher tenha direito de decidir sobre seu próprio corpo, sem a interferência da opinião da sociedade e de religiões?
É regalia querer combater uma cultura que julga, condena e não respeita uma mulher devido às escolhas sexuais dela ou devido à escolha do vestuário dela? Sendo que isso tipo de crivo NÃO acontece com os homens?
Se você considerar essas lutas como "regalias", então sim, lutamos por elas.

- Se o feminismo quer igualdade, por que não luta por ...: é muito comum ouvirmos esse tipo de mimimi. Vou citar alguns aqui.
Por que não lutam pelo fim da aposentadoria mais cedo: eu acredito (e creio que a maioria das feministas também) que a aposentadoria deveria ser igual para todos, pois a aposentadoria feminina mais cedo, parte do pressuposto de que a mulher executa e deve executar todo o trabalho doméstico de casa, trabalho este que não é computado na carteira de trabalho.

Por que não lutam pelo alistamento obrigatório para mulheres: o alistamento não deveria ser obrigatório para ninguém e ponto final. Você obrigar alguém a se alistar para o exército é errado, é uma forma de ditadura. A opção deveria ser individual de cada um (feminina e masculina).

Por que não lutam contra o estupro de homens e violência doméstica masculina: esse é um assunto delicado, mas que muitos usam como argumentação quando querem desvalorizar a luta feminista. Sim, é um fato, homens também são estuprados, homens também sofrem violência doméstica. Em nenhum momento as feministas defendem que todas as mulheres são anjinhos e sempre estão certas. Mulheres também cometem crimes, mulheres também estupram, mulheres também batem em seus parceiros, mulheres também cometem abuso sexual infantil. O problema é querer diminuir toda a causa feminista por causa destas mulheres. Já falei algumas vezes aqui no blog que sou contra a generalização contra homens, e também sou contra a generalização contra as mulheres. A discriminação contra o gênero masculino também existe, porém em menor número e muitas vezes esta discriminação é vista como vantagem. A discriminação contra o gênero feminino é muito maior, e vem desde o famoso "pecado capital" em que a coitada da Eva recebeu toda a culpa de ter comido a tal maçã. A luta feminista, na minha humilde opinião, luta contra qualquer tipo de discriminação e preconceito, mas sua principal luta continua sendo contra a discriminação e preconceito contra as mulheres. Nem por isso as outras causas deixam de ter importância. 

Desculpem pelo post longo, mas é que, infelizmente ainda existem muitos mitos e pré conceitos (preconceitos) contra o feminismo. Quis abordar apenas os mais "famosos" e disseminados por aí. Espero ter conseguido esclarecer alguns pontos. Muitos desconhecem o assunto ou o conhecem muito superficialmente e isso acaba ajudando a espalhar estes mitos, portanto quanto mais plantarmos a sementinha do feminismo por aí, mais conscientizadas as pessoas ficarão e conseguiremos acabar com estas inverdades.

Nenhum comentário:

Postar um comentário